top of page

Alergia de pele: conheça as principais causas

Existem partes do nosso corpo que são mais suscetíveis a desenvolver um processo alérgico, por exemplo, a pele, que frequentemente é acometida por alergia, que pode ser causada por diversos e distintos agentes.

Mas você sabe que causas são essas? Não? Então, leia este post até o final para descobrir!

O que é alergia de pele?

As alergias são reações do organismo à presença de algum alérgeno. Quando afetam a pele, são dermatites não contagiosas, ou seja, não são transmitidas pelo contato ou por microrganismos.

Ainda, se o sistema imunológico reage à presença dos alérgenos, provoca inflamações na pele. Esse processo faz com que surjam manchas ou placas avermelhadas e uma coceira intensa.

O problema afeta a pele em diversas regiões do corpo, tais como boca, pernas, axilas, abdômen, pescoço, braços e virilha. Existem diversas causas para as alergias de pele. A seguir você conhecerá as mais recorrentes.

Urticária

Trata-se de uma lesão avermelhada, que aparece na pele em formato de placas e com relevo. Na maioria dos casos, a urticária é causada pelo uso de alguns medicamentos, ingestão de alimentos, picadas de abelha ou pelo contato com tintas, látex, pólen e saliva de animais.

Uma característica específica das urticárias é que elas surgem quase que imediatamente após a ação do alérgeno. Além disso, é muito comum que o organismo reaja a alguma substância ou medicamento que o paciente já tenha tido contato anteriormente, sem reações.

Agora, a urticária infecciosa é não é causada por uma situação alérgica, tendo origem em uma infecção viral ou bacteriana. Esse tipo é muito comum em crianças.

Angioedema

Aqui temos o quadro mais perigoso que pode ser desenvolvido por um processo alérgico. Isso porque o paciente pode apresentar dificuldade respiratória por edema de glote ou uma asma grave.

Entretanto, essa forma de manifestação costuma acometer apenas pessoas que já tenham um histórico de urticária.

Dermatite de contato

A dermatite de contato pode ser irritativa ou alérgica. Uma reação inflamatória na pele em função da exposição a algum alérgeno.

O tipo irritativa é causado por substâncias ácidas ou alcalinas, ocorre no primeiro contato e a lesão é restrita ao local afetado. Já a dermatite de contato alérgica ocorre quando uma pessoa é exposta diversas vezes ao mesmo alérgeno. É comum que demore meses ou até anos para que a reação ocorra.

Os principais agentes causadores são o contato com bijuterias, ouro, hera venenosa, antibióticos, látex, esmaltes, álcool, hidrocortisona tópica, borracha e couro.

Dermatite atópica

Trata-se de uma condição associada ao quadro de intolerância alimentar, rinite alérgica e asma. Esse é também um tipo mais frequente em crianças. As lesões surgem atrás dos joelhos, pescoço, dos cotovelos e na face.

Não se sabe a causa desse tipo de dermatite, mas tem origem em alguma falha no sistema imunológico e pode ser agravada quando o paciente passa por situações estressantes.

Picadas de insetos

Quando os insetos picam, eles deixam sua saliva em nossa pele. Essa saliva tem ação anticoagulante e, por isso, provoca a reação alérgica. O principal sintoma é o aparecimento de um caroço avermelhado.

Pronto! Essas são as principais causas de alergias na pele. Então, ao primeiro sinal de uma lesão avermelhada na pele, procure um dermatologista para saber a melhor forma de tratar.

Quer saber mais? Entre em contato para mais informações!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page