top of page

Vasinhos: conheça as principais causas e como prevenir

Os vasinhos nada mais são do que veias dilatadas, principalmente nos pés e nas pernas. Eles atingem até 70% dos indivíduos com idade superior a 50 anos.


Os vasinhos são veias visíveis na superfície da pele, o que faz com que eles sejam tão odiados do ponto de vista estético. Mas, os prejuízos vão além: os vasinhos também podem causar desconforto, dor e inchaço. Em alguns casos, chegam até mesmo a demandar a necessidade de tratamento cirúrgico.


Pensando em seus expressivos males, trouxemos mais informações sobre as suas causas e dicas para prevenir o surgimento dos vasinhos.

Confira, a seguir.


Diferenças entre vasinhos e varizes


Muitos são os indivíduos que confundem as varizes com os vasinhos. E a razão é compreensível, já que o que diferencia ambos são detalhes meramente expressivos.

As diferenças ficam por conta da posição e do calibre da dilatação das veias, uma vez que os vasinhos ficam instalados em uma área de maior superficialidade na pele.

Geralmente, os vasinhos possuem até 1 mm de diâmetro, enquanto as varizes podem chegar a ter até 3 mm. As causas, tratamentos, métodos preventivos e até mesmo a aparência, em alguns casos, são extremamente similares. A seguir, confira quais são as causas dos vasinhos.


Causas dos vasinhos


O principal fator de risco para os vasinhos é a genética, uma vez que eles podem ser passados de geração para geração. Sendo assim, se os pais, tios ou avós têm a condição, é possível que os mais novos também a apresentem.

As mulheres também são as “preferidas” de sua manifestação. Estima-se entre 2,5 a até 3 casos de vasinhos nas mulheres, para cada um homem. A grande razão para tal são os hormônios femininos, que diminuem a rigidez das veias. Consequentemente, fazem com que os vasos fiquem mais fracos.


Por esse mesmo motivo, mulheres grávidas também tendem a ter mais vasinhos. Isso acontece devido ao expressivo aumento na produção hormonal no período.

Os vasinhos também podem surgir na adolescência. Nos meninos adolescentes, eles ocorrem pelo estiramento no tamanho e, nas meninas, pela alta carga hormonal.

Hábitos incorretos, como ficar muito tempo sentado ou em pé também são fatores que favorecem o surgimento da condição, assim com o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos gordurosos.


Como prevenir os vasinhos?


Para prevenir o aparecimento de vasinhos, é recomendado seguir as orientações abaixo:

  • adote um estilo de vida saudável e longe do sedentarismo;

  • faça exercícios físicos, especialmente os aeróbicos (pela alta movimentação promovida);

  • hidrate-se, tomando entre 2 a 3 litros de água por dia;

  • evite problemas intestinais, que podem desencadear constipação e, consequentemente, estourar veias na perna;

  • use as meias elásticas.

Quer saber mais sobre vasinhos? Entre em contato para mais informações!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page