top of page

Como prevenir o aparecimento de manchas na pele?

Ter uma pele bonita, sem manchas e saudável é o sonho de muita gente. Porém, alguns fatores ambientais, como poluição, e outros relacionados com maus hábitos, a exemplo de não beber a quantidade de água exigida pelo organismo ou não usar filtro solar, podem tornar esse objetivo uma tarefa um tanto complicada.

Por outro lado, com algumas ações práticas é possível deixar nossa pele sempre bonita e sem manchas. Quer saber como? Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

Como evitar o surgimento de manchas na pele?

Usar protetor solar mesmo em dias sem sol

A exposição em excesso aos raios solares UVB e UVA podem provocar pequenas queimaduras e manchas em nossa pele. Por isso, além de tomar cuidado para evitar o sol entre às 10h e às 16h também é preciso ficar atento para não esquecer de usar o protetor solar.

A dica é fazer a aplicação de um que tenha FPS maior que 30 até mesmo em dias sem sol, pois, ao contrário do que parte das pessoas imagina, os raios solares atravessam as nuvens.

Tomar cuidado com medicamentos

Existem medicamentos que, como consequências de seu uso, podem acabar fazendo com que a pele fique manchada. Por isso, antes de ingerir qualquer tipo de remédio é preciso ler com atenção tudo o que diz a bula. Além disso, caso alguma reação alérgica surja na pele o médico deve ser consultado um quanto antes!

Ter cuidado com cicatrizes

Sem os devido cuidados cicatrizes cirúrgicas podem dar origem a marcas expressivas e manchas na pele. Algumas situações requerem uma cautela ainda maior como é o caso de alguém que passou por uma cirurgia plástica nos últimos seis meses — fazer uso de protetor solar e evitar deixar que a região seja atingida por raios solares são algumas das orientações mais básicas.

Aplicar cremes que ajudam na renovação celular

Cremes renovadores celulares e inibidores de melanina são os melhores parceiros do filtro solar. Eles contam com alguns dos princípios ativos mais importantes para a manutenção da saúde e para o clareamento da pele: Vitamina C, ácido ferúlico, glicólico, retinóico e kójico, por exemplo.

Consultar o médico especialista

Ninguém melhor que um profissional especializado em estética para orientar sobre o que fazer para prevenir e tratar eventuais manchas na pele.

Além disso, existem tratamentos e técnicas que apenas surtem efeitos quando realizados por um profissional qualificado. É importante ter em mente que várias pessoas acabam danificando ainda mais a pele por ter feito algo por conta própria e sem nenhuma orientação, por isso, todo cuidado vale muito a pena!

Evitar o uso de esfoliantes

Mesmo com os cuidados necessários, como o uso de cremes e protetor solar, a pele ainda pode ficar sensibilizada quando exposta aos raios solares.

Sendo assim, é preciso tomar algumas precauções com o uso de esfoliantes, especialmente durante o verão e no rosto. A principal recomendação é manter a pele limpa e hidratada no decorrer dos dias mais quentes.

No mais, qualquer mancha ou sinal que aparecer na pele deve ser motivo de uma visita ao médico especialista. Pode acontecer de não ser nada, mas caso seja algo mais complicado, o tratamento é iniciado em tempo hábil evitando danos maiores.

Quer saber mais? Entre em contato para mais informações!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page